Wednesday, January 26, 2005

Me arrependi da fonte simples de 5V

Pela primeira vez estou realmente arrependido de ter optado por uma fonte simples de 5 volts para o sintetizador.

Tudo porque eu tinha um 7805 sobrando, e um trafo de 6+6V idem.

O problema já tinha começado pra eu conseguir o "zero" do VCF, driblei o problema com um divisor de tensão pra conseguir 2.5V + ou -.

Mas agora ferrou. Para fazer o sample and hold do teclado estou usando um CA3140, opamp com FET nas entradas, impedância uhu, um capacitor passa horas ali conectado na entrada não inversora sem perder quase nada da carga.

O problema é que a limitação da fonte limita também a saída do opamp. O opamp come quase 2 Volts da alimentação. E eu nao tinha contado com isso. Tá, tinha, mas tolinho, pensei que seria igual ao 741, que tira 1.2V em cima e em baixo.
O 3140 vai até o zero, só que tira tudo em cima, não consigo passar de 3V.

Moral da história, tenho no máximo 3V pra jogar no exponenciador. Se eu fizer 1V/oitava, fico com 3 oitavas. Bom, nada mal.

Mas eu não posso começar do zero. Porque tenho que ter um "neutro", um sinal abaixo da nota mínima, para a qual considero que não há tecla pressionada. Preciso dessa referência para fazer o gatilho do ADSR.

Nessas horas seria uma boa ter fonte simétrica, jogaria a tensão de referência para abaixo de zero volt...

Bom, resumo da história: vou fugir de 1V/oitava, trabalhar com 0,5V/oitava, a partir de 0.8V até 2.8V. Quatro oitavas, e zero volt como referência.

Coloquei 0.8 para estar um pouco acima de 0.6, e daí com qualquer NPN eu detecto fácil o acionamento de uma tecla.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free counter and web stats